Quando falamos em relacionamento interpessoal, além da parte social, a qual entendemos ser muito importante, falamos também nas formas, procedimentos como as demandas devem ser resolvidas dentro de uma organização. Sim, pois se todas as situações pudessem ser tratadas levando em conta apenas o fator social do relacionamento, as mesmas poderiam ser conduzidas junto com eventos de confraternização ( tema já tratado em nosso blog), o que evitaria desgaste, debate, stress , etc .
Já postamos em outro momento que na atualidade o tempo é fator determinante na concretização de negócios, sejam vendas, compras, sejam definições sobre investimentos, decisões que impactam o dia a dia , enfim, há necessidade de se estabelecer procedimentos que permitam levar a cabo demandas nas mais variadas áreas.
É possível que a maioria das organizações tenham os tais procedimentos determinados, formalizados, os quais são conhecidos pelos envolvidos em cada processo, estes procedimentos são comumente conhecidos como reuniões.
O grande problema não é a determinação, fixação de data e horário para realização das reuniões, o grande problema está na falta de disciplina, vista com frequência dentro das empresas em atender a estes procedimentos. È comum ouvirmos e presenciarmos fatos onde fulano nunca chega no horário pré-estabelecido, falta a reuniões sem comunicar com antecedência, "arruma" desculpas para postergar, procrastinar datas, prazos, etc.
Onde entra o relacionamento interpessoal( profissional, não social)? No fato de na grande maioria dos casos, muitos assuntos, temas, decisões, desenvolvimentos, etc. acabam sendo "empurrados" para frente devido a falta de disciplina de membros da equipe com o que fora determinado, gerando elevado nível stress entre os envolvidos na situação. Neste sentido, se não houver um bom relacionamento interpessoal profissional, não será entendido que o debate, a discussão, faz-se necessário para alinhar os objetivos, caso contrário os resultados esperados serão comprometidos.
Num mercado onde os mais rápidos sobreviverão em detrimento aos mais lentos, é indispensável termos nas organizações, profissionais disciplinados e compromissados. Você é um deles, parabéns, continue mantendo e melhorando este hábito, você não é um deles, faça auto-avaliação, adote nova postura, que virará hábito, desta forma, não só estará contribuindo com a melhoria da organização como um todo, como também conferirá up grade ao seu lado profissional.
Pense nisto, sucesso !
Nenhum comentário:
Postar um comentário