quinta-feira, 16 de julho de 2015

Disciplina, um hábito

Ser disciplinado, este talvez seja o hábito, virtude que buscamos com quem convivemos, tanto a nível profissional, como pessoal. Percebemos grande dificuldade das pessoas em seguir algum propósito, isto tem haver com disciplina ou falta dela. Exemplos comuns não nos faltam, como: no âmbito pessoal - regimes, cursos, planos  iniciados (quando iniciados) não terminados, quantos já planejaram em deixar de fumar, de exagerar na bebida -  no âmbito profissional -promessas do tipo , "há neste mês não consegui, mas espere o próximo, você vai ver, vou arrebentar, planos de ação com datas planejadas, procrastinados, promessas de líderes a seus liderados, dos liderados para com seus líderes, enfim, poderíamos enumerar uma série de fatos vistos todos os dias em nosso círculo de convivência.

Óbviamente que muitos ao lerem este texto dirão que esta situação tem haver com a falta de metas, treinamento, cobrança, etc., o que não está incorreto. Em nossa visão, tudo está relacionado a disciplina. Sem disciplina, o indivíduo pode ser submetido a metas, objetivos, cobranças, pode ser treinado e de nada adiantará. Do esporte vem os casos mais escancarados onde a falta da disciplina implica diretamente no desempenho tanto pessoal, como profissional.

Como desenvolver este hábito, esta virtude? Primeiramente temos que entender, hábitos são intrínsecos a pessoa, enquanto habilidades são extrínsecas. Explicando, em nossa vida, muitas das habilidades que temos são desenvolvidas através do aprendizado , do treinamento em sala de aula, como escrita, leitura, operacionalização de máquinas, equipamentos, entre outros, ou seja extrínseco, enquanto que um hábito é aprendido através da observação, da repetição de atitudes desde quando nascemos, assim sendo, podemos afirmar que disciplina  vem do berço, da família, do exemplo, quando os  pais não só ensinam mas servem de espelho d’aquilo que é ensinado, forma-se  assim um hábito.

Obviamente que não podemos colocar todo ser humano dentro de uma mesma caixa e afirmar que tudo é desta maneira. Sabemos que há desvios, haja visto temos pessoas com habilidades natas, e pessoas que são disciplinadas, mesmo tendo crescido junto a pessoas que nada tem a repassar, porém, não são a maioria, são as exceções.

Entendendo isto, entramos nas empresas, onde a aplicação do conceito nos mostra que se quisermos pessoas disciplinadas, é necessário identificar este hábito logo no recrutamento e seleção, caso contrário, teremos em nossa equipe indivíduos que nos tomarão muito tempo em correção e pouco devolverão em resultados.

Assim como os pais, não só ensinam, mas também servem de espelho, o líder também deve fazê-lo, caso contrário, perderá bons funcionários de sua equipe, pela conhecida forma de agir “ faço o que eu digo, mas não faça o que eu faço.

Disciplina, hábito, virtude que deve ser cultivada, disseminada através do exemplo, em todos os círculos de nossa convivência. Metas, resultados, mudanças são mais fácies de ser atingidos e efetuadas quando há disciplina.


Pense nisto, sucesso!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário