segunda-feira, 13 de julho de 2015

Confraternizar, faz bem a equipe !

O mercado é impiedoso, cobra das organizações respostas cada vez mais rápidas, excelência no atendimento, prazos de entrega   cada vez mais estreitos, etc. Não há mais tolerância, "as necessidades são para ontem, os desejos para hoje e o atendimento de ambos para amanhã, quando não para hoje". 

Dentro deste sistema cada vez mais nervoso, estão as organizações na suas mais variadas formas, e dentro destas as pessoas que as compõem. Não há como separar, ou melhor bloquear este "nervosismo" do mercado, não há como impedi-lo de atravessar a fronteira entre o ambiente interno e externo, de uma maneira ou de outra adentrará na organização, provocando nos profissionais dos mais variados setores elevado stress face discussões acirradas ante a necessidade em dar  respostas as demandadas, no menor tempo possível.

O mercado precisa das organizações para atender suas necessidades, as organizações por sua vez, precisam das pessoas para desenvolver, produzir e comercializar produtos e serviços que atenderão estas necessidades do mercado, para isto deve promover formas de proporcionar aos indivíduos , além de um bom ambiente de trabalho, momentos para fortalecer o relacionamento entre os componentes da equipe, entre setores, enfim,  se as pessoas, estiverem motivadas, entusiasmadas, absorverão com maior facilidade o alto stress ao qual são submetidas e desempenharão melhor  suas atividades no dia a dia.

Entre várias formas de estreitar, fortalecer relacionamentos, citamos a ginástica laboral (além do bem estar físico, melhora o bem estar psíquico), promoção de eventos como competições esportivas, bailes temáticos, comemoração de datas especiais ( Dia do trabalho, Pais, Mães, aniversário da empresa, etc.). 

Dedico parte deste post para escrever sobre uma forma  de fortalecimento do relacionamento que de maneira leve, sem formalidades, proporciona aos membros da equipe momentos de entretenimento, onde barreiras são derrubadas, permitindo ver o colega de trabalho de maneira diferente do ambiente organizacional,  e compreender que dentro do profissional, há um ser humano que brinca, conta piadas, canta, etc.

Estou falando das famosas confraternizações, muito usuais ao  final de cada ano quando geralmente são promovidos entre outros o amigo oculto. Confraternizar, fazer um churrasco, o happy hour da sexta feira, àquela feijoada, não importa o título, mas sim disseminar e promover estes momentos entre produção e administração, líderes e liderados, colegas de trabalho dos mais variados setores,  certamente os benefícios serão colhidos no dia a dia da organização.

Pense nisto, sucesso ! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário