Tudo passa ser urgente, quando o importante não é realizado. Com esta sentença inicio o tema de hoje. Sim, é comum nas organizações (sejam quais forem) encontrarmos situações onde há muitas demandas a serem resolvidas, problemas a serem solucionados, respostas, informações, avaliações, enfim, algo que deve ser entregue e acaba não tendo a devida atenção.
Notar que já passamos por algumas eras, só para lembrar, na década de 70 a 80 o mote era a produção, produtividade, tempos e métodos , 80 a 90 a qualidade, sistemas de gestão, de 90 a 2000 tecnologia da informação, ERP´s, de 2000 a 2010, globalização, universalização e 2010 em diante , a velocidade, tempo, a informação.
Observar que até os anos 2000, a maioria dos motes estiveram voltados para dentro das organizações, de 2000 a atualidade houve uma inversão, uma virada de 360 graus, ou seja, os olhos, a atenção devem estar voltados ao externo do negócio. Não devemos, ou melhor, é condição sine qua non a busca por processos cada vez mais enxutos, rentáveis, etc., no entanto, precisamos estar atentos ao mercado, ele é que nos diz como, onde, para quem, de que forma devemos trabalhar.
Muitas organizações ainda não tem real dimensão desta virada, isto tem custado até o fechamento de unidades. Entender a velocidade e as demandas do mercado é essencial, mais do que isto, fundamental na "briga" pelo recurso($) que está em poder do cliente.
Hoje não há espaço para procrastinação, para atitudes do tipo, "há verei amanhã", "semana que vem", "daqui a quinze dias", o cliente quer tudo para ontem, aliás, eu, você, nós somos assim, não toleramos esperar por uma resposta, atendimento, etc.
Hoje, e por algum tempo, não será o maior que vencerá o menor, mas sim, o mais rápido que eliminará o mais lento.
O tema em questão é extenso, não tenho pretensão de exaurir discussão sobre o mesmo, desta forma, nas próximas postagens continuarei a abordagem, entrando no âmbito da organização e pessoas, pois como já dito em textos anteriores, as empresas são as pessoas que nelas trabalham, sendo assim, a empresa terá a velocidade das pessoas que lá estão.
Pense nisto, sucesso !
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