Replico texto
extraído de http://economia.terra.com.br/blog-carreiras - Jose Roberto Marques sobre a importância do relacionamento interpessoal nas organizações,
A todo momento
estamos cercados de pessoas, seja no trabalho com nossos colegas, em casa com
familiares e, até mesmo em nosso círculo de amigos. Somos seres sociáveis e,
por isso, é essencial que saibamos manter estas conexões de forma positiva e
permanente, gerando crescimento em todos os círculos sociais.
O relacionamento
interpessoal é fundamental em qualquer organização, são as
pessoas que movem os negócios, estão por trás dos números, lucros e todo bom
resultado, daí a importância de se investir nas relações humanas. A
valorização de colaboradores é uma prática que deve ser constate para todo
líder ou gestor, pois ele( líder/gestor) têm o poder de influenciar
profissionais através de suas ações, e os resultados serão obtidos através da
equipe.
Profissionais
desvalorizados tendem a perder o foco, se desmotivam facilmente, diminuem sua
produtividade o que acaba prejudicando e muito o bom andamento da empresa.
Confira algumas dicas que podem ajudar a manter boas relações interpessoais no
ambiente organizacional:
Invista em
relacionamentos saudáveis
No trabalho,
procure investir em sua equipe e na manutenção de relacionamentos saudáveis.
Evite gerar competição uns com os outros e estimule a colaboração, a
cooperação entre colegas e equipes.
Conheça seus
colaboradores
Cada pessoa é
única, com suas características e personalidades próprias. Por isso, conheça
seus funcionários, saiba qual é o perfil comportamental de cada um, assim será
mais fácil identificar a melhor maneira de lidar individualmente ou em grupo
com cada um.
Promova o
desenvolvimento de sua equipe
Outra dica
importante para manter relacionamentos interpessoais de forma positiva e
assertiva para a organização é investir no desenvolvimento de habilidades e
aprimoramento de competências da equipe, através de treinamentos, participação
em palestras, seminários, etc.
Resolva os
conflitos
Os conflitos podem
acontecer em qualquer circunstância, principalmente no ambiente corporativo,
por isso, é importante que líderes e gestores fiquem sempre atentos aos
comportamentos do time. Quando surgirem os conflitos, diferenças, aja com
cautela, não tome partido de ninguém. Lembre-se que todos são peças chave no
sucesso do negócio. Resolva os conflitos.
O todo é fruto da
soma das partes, pense nisto, sucesso !
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