terça-feira, 14 de julho de 2015

A importância do relacionamento interpessoal

Replico texto extraído de http://economia.terra.com.br/blog-carreiras - Jose Roberto Marques sobre a importância do relacionamento interpessoal nas organizações,

A todo momento estamos cercados de pessoas, seja no trabalho com nossos colegas, em casa com familiares e, até mesmo em nosso círculo de amigos. Somos seres sociáveis e, por isso, é essencial que saibamos manter estas conexões de forma positiva e permanente, gerando crescimento em todos os círculos sociais.

 relacionamento interpessoal é fundamental em qualquer organização, são as pessoas que movem os negócios, estão por trás dos números, lucros e todo bom resultado, daí a importância de se investir nas relações humanas. A valorização de colaboradores é uma prática que deve ser constate para todo líder ou gestor, pois ele( líder/gestor) têm o poder de influenciar profissionais através de suas ações, e os resultados serão obtidos através da equipe.

Profissionais desvalorizados tendem a perder o foco, se desmotivam facilmente, diminuem sua produtividade o que acaba prejudicando e muito o bom andamento da empresa. Confira algumas dicas que podem ajudar a manter boas relações interpessoais no ambiente organizacional:

Invista em relacionamentos saudáveis

No trabalho, procure investir em sua equipe e na manutenção de relacionamentos saudáveis. Evite gerar competição uns com os outros e estimule a colaboração, a  cooperação  entre colegas e equipes.

Conheça seus colaboradores

Cada pessoa é única, com suas características e personalidades próprias. Por isso, conheça seus funcionários, saiba qual é o perfil comportamental de cada um, assim será mais fácil identificar a melhor maneira de lidar individualmente ou em grupo com cada um.

Promova o desenvolvimento de sua equipe

Outra dica importante para manter relacionamentos interpessoais de forma positiva e assertiva para a organização é investir no desenvolvimento de habilidades e aprimoramento de competências da equipe, através de treinamentos, participação em palestras, seminários, etc.

Resolva os conflitos


Os conflitos podem acontecer em qualquer circunstância, principalmente no ambiente corporativo, por isso, é importante que líderes e gestores fiquem sempre atentos aos comportamentos do time. Quando surgirem os conflitos, diferenças, aja com cautela, não tome partido de ninguém. Lembre-se que todos são peças chave no sucesso do negócio. Resolva os conflitos.

O todo é fruto da soma das partes,  pense nisto, sucesso !

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