quinta-feira, 18 de junho de 2015

Qual seu diferencial ?




Qual seu diferencial ?


Quando destacamos o atributo diferencial, logo o identificamos com empresa, organização, negócio, enfim, compramos e consumimos aquilo que dentre vários produtos ou serviços,  por algum motivo, nos desperta a atenção e atração.
Você com certeza tem  preferência por uma padaria, supermercado, farmácia, posto de combustível, salão de beleza, marca de televisor, geladeira, etc., esta preferência está linkada a algo que você entende ser melhor que os demais concorrentes do segmento, isto é diferencial.

O enunciado tem o propósito de trazer a luz e aprofundar o tema, pois tudo o que temos a disposição para satisfazer alguma de nossas necessidades,  tem sua origem em algum tipo de negócio, que  é composto  por pessoas, que trabalham, produzem, logo podemos dizer que a empresa são as pessoas que nela trabalham, e se há algum diferencial num produto ou serviço, é porque o foi inferido pelas trabalhadores que lá estão.

Dentro deste sistema, cada um de nós  somos o que podemos denominar de empresa individual, prestadora de serviços, sim, pois quando somos admitidos para alguma função, cargo, dentro de uma organização, assinamos um contrato de venda de mão e cérebro de obra, pois além de nossa capacidade motora, é imprescindível nossa capacidade cognitiva.

Ao fazer esta analogia, considerando que somos empresas individuais, prestadoras de serviço vem a questão; qual meu diferencial ? No que me diferencio dos meus colegas? O que faço para encantar meu cliente ? Sim, meu cliente, pois se sou empresa individual, presto serviço em troca de remuneração, tenho uma relação de fornecedor x cliente, e assim como nós gostamos de ser bem atendidos, a organização na qual trabalhamos também busca esta satisfação junto aos seus funcionários ( prestadores de serviço).

Nesta mesma linha de pensamento, assim como entendemos que diferencial é agregar valor a um produto ou serviço, porém este diferencial só existirá se for percebido pelo cliente,e este por sua vez pagará pelo mesmo, pergunta-se; no meu dia a dia, no meu trabalho, tenho atitudes que permitam agregar valor, que me diferencie dos demais? Atitudes que  me façam ser percebido, e valorizado na organização onde trabalho/presto serviço?

Geralmente estamos na média, estando na média, estamos com a maioria,estando com a maioria é difícil ser percebido,  ser valorizado.

Assim como, diferenciar produtos não é tarefa fácil, agregar diferenciais para ser percebido também o é, em ambos os casos estamos num mercado altamente competitivo, no entanto é possível fazê-lo, para tanto deve haver  dedicação, muito trabalho,  comprometimento com metas pessoais e profissionais.

Pense nisto, sucesso !

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