No último texto, abordamos o tema diferencial competitivo, a importância de entendê-lo e a necessidade de incorporá-lo ao dia a dia das organizações. Com a chegada do novo milênio, a incorporação da
tecnologia da informação, percebe-se que as empresas vêm enfrentado muitos
obstáculos para se adequarem ao mercado, face as constantes e abruptas mudanças. Este fenômeno tem tornado cada vez mais fria a relação entre as pessoas, principalmente entre cliente e vendedor.
Os gestores das organizações precisam estar preparados, ter muita
habilidade, conhecimento e visão sistêmica para acompanhar as transformações, a rápida evolução do sistema e manter as atividades da empresa
em crescente ascensão e lucrativas.
Na
área comercial, assim como em todos os processos, as organizações vêm fazendo
uso de novos e conhecidos conceitos de administração, cujos são fundamentais
e tem por objetivo, a busca da satisfação das necessidades dos clientes e a
busca constante por resultados positivos.
Na mesma linha de raciocínio, e não menos importante, destaca-se
a necessidade de manter ativos, positivados, clientes da carteira atual, abrir novas oportunidades, por consequência ampliar share, vender mais e maximizar capital investido.
Esta fórmula aparentemente simples é o desejo de todo
e qualquer acionista, no entanto, sua aplicação no dia a dia é tão complicada
quanto a simplicidade em sua forma de apresentação.
Segundo Godri (1994), “um cliente satisfeito comenta
para mais 5 outros, enquanto que um cliente insatisfeito comenta para mais de
20; 93% dos clientes compram através da emoção enquanto apenas 7%
utilizam-se da razão para o mesmo processo”.
O
crescente número de concorrentes, o mercado em constante movimento, surpreende empresários e profissionais da área comercial, impondo novas regras para a sobrevivência. Novas tecnologias, produtos substitutos, levam a empresa a buscar
alternativas, antecipar aos concorrentes, traçar estratégias para conquistar a
confiança e a satisfação de seu público.
A velocidade com que ocorrem as mudanças, trazem a
necessidade de implementar e manter na organização, sistemáticas, políticas, que
todos sem exceção
possam entender, aplicar e direcionar
esforços na conquista e manutenção do
cliente.
Entendemos ser
crucial desenvolver nas
pessoas que compõe a organização, habilidades, capacidades para lidar com estes movimentos, entender e
não atender ao cliente, implementar procedimentos / rotinas que facilite o dia
a dia da área comercial no que tange ao desenvolvimento de ações, compreensão
do mercado, desenvolvimento e monitoramento de orçamento, alinhado a missão e
visão da empresa.
Diariamente somos desafiados as imposições do mercado, nos resta adotar posicionamento de enfrentamento, buscar informações que possibilitem análises para formulação de planos de ação, contribuindo desta forma para criar diferenciais que permitirão a empresa navegar em águas menos turbulentas.
Reflita sobre isto, sucesso !
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