Padrões de
comprometimento
Inserido em uma
preocupação de se estudar como os indivíduos articulam seus níveis de comprometimento com diferentes aspectos do
seu contexto de trabalho, os autores :
Bastos,
Correa e Lira (2002) analisam as relações entre
comprometimento organizacional
e ocupacional/profissional.
Dentre as múltiplas possibilidades de recorte que o estudo sobre
comprometimento permite, prioriza-se a
compreensão de como o indivíduo articula seus vínculos com diferentes focos do mundo do trabalho.
Múltiplos aspectos
podem ser alvos do comprometimento do
indivíduo, dentre os quais podemos
citar: a própria organização, a sua
profissão, o seu sindicato, o grupo de
colegas, o conjunto de tarefas que executa, os objetivos ou metas
do trabalho, entre outros. Aspectos fora do trabalho também influenciam esse
vínculo do trabalhador, a exemplo de
sua família, religião, partido político.
Tais focos de comprometimento podem ser harmônicos e
conflitivos. Mais precisamente, a pesquisa toma como objeto de estudo o
comprometimento com a profissão
e organização,
focos que, classicamente, vêm sendo investigados, embora, prioritariamente, de
forma isolada.
O estudo do comprometimento com a
carreira/profissão, no entanto, apresenta menor volume de pesquisa e, portanto,
caracteriza-se por um campo com múltiplas questões em aberto.
Embora seja
uma questão posta há vários anos, o dilema organização x profissão assume,
hoje, papel destacado quando se pensa os vínculos do trabalhador no seio das
profundas reestruturações das arquiteturas organizacionais e das hierarquias
das carreiras.
Pesquisas de Bastos, Correa e Lira (2002) apresentam quatro
padrões de comprometimento:
a) duplo
comprometimento;
b) comprometimento
unilateral com a organização;
c) duplo
descompromisso e;
d) comprometimento
unilateral com a profissão.
Para
avaliar os quatro fatores, os autores exploraram diferenças entre grupos no tocante às medidas de
comprometimento. Tais diferenças se
revelaram altamente significativas tanto para o comprometimento
organizacional como para o
comprometimento com a profissão. Buscando oferecer uma visão sintética dos
resultados obtidos no presente estudo, o quadro a baixo traz as análises efetuadas,
oferecendo um perfil que caracteriza cada grupo de trabalhadores,
considerando-se os seus níveis de comprometimento com a profissão e a
organização.
Padrões de comprometimento
Fonte: padrões de comprometimento - Antonio V. B,
Bastos, Nívea C. N. Correa e Sidnei
Barbosa Lira (Ano 2002 pág. 13)
O quadro nos mostra
quatro padrões de comprometimento tomando como focos a organização a
carreira e profissão.
Tendo por base os grupos de sujeitos com formas similares
com que estruturam seus compromissos frente aos dois focos, foi possível
caracterizá-los em termos das variáveis pessoais - demográficas e psicossociais
– organizacionais e da natureza da ocupação desempenhada pelos participantes da
pesquisa.
Os resultados mostraram uma maior concentração de trabalhadores no
padrão de duplo comprometimento.
O comprometimento
com a organização e a profissão podem existir harmonicamente na forma de um
duplo vínculo. Duas implicações desses resultados são
importantes:
a) eles fortalecem a tese de que os comprometimentos no trabalho
devem ser estudados simultaneamente para que possa reverter a situação de
fragmentação dos estudos nesta área;
b) eles impõem a necessidade de se
investigar possíveis fatores que determinam as diferentes alternativas de
vínculo que o indivíduo desenvolve em relação à sua organização empregadora e à
sua profissão. No geral, percebe-se que comprometimento frente aos dois focos
estudados é mediado pelo nível em que a profissão exercida é compatível com os
interesses e vocação individual e o nível em que o indivíduo encontra na
organização a que pertence e no trabalho que aí realiza , condições propícias a
realização profissional.
O resumo do estudo
apresentado demonstra que são necessárias metodologias e
sistemáticas parao desenvolvimento de
motivos que busquem despertar no indivíduo o comprometimento com a organização
e a função que exerce, promovendo assim a satisfação das necessidades
organizacionais e pessoais. Neste
particular cabe a empresa desenvolver líderes, pois sem dúvida alguma este é um
dos papéis de gestores cujo o foco seja a sobrevivência e crescimento da
empresa neste mundo cada vez mais competitivo. Conforme RICHARD (1999 – p. 21) “conheça os seus clientes como sua própria
família, satisfaço-os completamente, e você terá sucesso.”
Bernardinho, em seu livro transformando suor em lágrimas (Ano
2006) trata do assunto em todo seu contexto,
mostrando com fatos e dados a importância do profissional estar alinhado
com os objetivos organizacionais, aliás, aponta como fator fundamental ter uma
meta / objetivo a ser atingido dentro de um tempo predeterminado.
Ele enfatiza também a importância da disciplina na
execução da função, do treinamento no desenvolvimento e aprimoramento das
habilidades, da liderança na influencia sobre atitudes e na elaboração e
condução do planejamento, provando que quando o profissional é submetido a este
arsenal de ferramentas o comprometimento com a organização e sua função é
evidenciado e a conquista dos objetivos propostos é consequência. Conforme BERNARDINHO (2006 – p. 182)
"O
foco nos resultados traz a necessidade de estar
constantemente reinventando a si mesmo,
de buscar algum tipo de diferencial
que garanta
a liderança e continuidade de
bons desempenhos. Seja nas quadras
ou nas empresas, estou cada
vez mais convencido de que para ser bem
sucedido é preciso contar com colaboradores com capacidade de liderança, preparados, motivados, comprometidos,
disciplinados, éticos, sintonizados com o
bom planejamento e unidos
pelo mesmo propósito".
Como podemos perceber, os padrões de comprometimento são
fruto de um conjunto de variáveis inerentes a pessoa , função , liderança e
todo clima organizacional ao qual o indivíduo está inserido.
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