Organização da força de vendas x resultados
A venda não termina quando o cliente
paga, ou dá um novo pedido, o ciclo é
continuo e permanente. A tarefa da área comercial é assegurar resultados através de pessoas. Sendo assim, o traçado da organização de vendas tem importância
vital. A organização assume dois significados distintos, um
é o processo e o outro é o resultado final. O processo é denominado
“organizar”, sendo a "organização" o resultado final. A organização de vendas
obtém vendas. As vendas proporcionam retorno, o retorno proporciona lucro.
Destaca-se
que para garantir uma empresa num mercado cada vez mais competitivo , ela deve
organizar a força de vendas e a partir de então delimitar os objetivos almejados. Ressalta-se que o objetivo da força de vendas precisa estar consoante
com a realidade e característica do mercados-alvo em que atua e na posição
almejada dentro do mesmo. Kotler (1998, p. 597), afirma que: "A venda pessoal
funciona como um elo de ligação entre a empresa e o cliente. O vendedor é a
empresa para muitos de seus clientes e ele exerce papel importante ao trazer informações valiosas sobre o mercado".
Por essa razão a empresa
precisa empenhar-se ao máximo para planejar sua força de vendas, desenvolvendo
formas para buscar o comprometimento entre os profissionais que a compõe e
consequentemente os resultados. A visão
tradicional é
a da preocupação com o valor de vendas obtidas. É importante destacar que há uma
outra visão, focada na satisfação do cliente e no
lucro da empresa.
Alcançar os objetivos e metas de vendas exige além de
estímulo e incentivo, uma supervisão atenta, assim, teorias de motivação, técnicas de liderança, de marketing , como tantas outras, devem ser
acionadas para direcionar o esforço de todos da área comercial, para que haja a
garantia de sucesso num mercado onde somente os melhores sobreviverão.
Pense nisto, sucesso !
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