quarta-feira, 24 de junho de 2015

Organização da força de vendas x resultados



Organização da força de vendas x resultados

A venda não termina quando o cliente paga, ou dá um novo pedido,  o ciclo é continuo e permanente. A tarefa da área comercial é assegurar resultados através de  pessoas. Sendo assim, o traçado da organização de vendas tem importância vital. A organização assume dois significados distintos,  um é o processo e o outro é o resultado final. O processo é  denominado “organizar”, sendo a "organização" o resultado final. A organização de vendas obtém vendas. As vendas proporcionam retorno, o retorno proporciona lucro. 

Destaca-se que para garantir uma empresa num mercado cada vez mais competitivo , ela deve organizar a força de vendas e a partir de então delimitar os objetivos almejados. Ressalta-se que o objetivo da força de vendas precisa estar consoante com a realidade e característica do mercados-alvo em que atua e na posição almejada dentro do mesmo. Kotler (1998, p. 597), afirma que: "A venda pessoal funciona como um elo de ligação entre a empresa e o cliente. O vendedor é a empresa para muitos de seus clientes e ele exerce papel importante ao trazer informações valiosas sobre o mercado". 

Por essa razão a empresa precisa empenhar-se ao máximo para planejar sua força de vendas, desenvolvendo formas para buscar o comprometimento entre os profissionais que a compõe e consequentemente os resultados. A visão tradicional é a da preocupação com o valor de vendas obtidas. É importante destacar que há uma outra visão, focada na satisfação do cliente e no lucro da empresa. 

Alcançar os objetivos e metas de vendas exige além de estímulo e incentivo, uma supervisão atenta, assim,  teorias de motivação,  técnicas de liderança,  de marketing , como tantas outras, devem ser acionadas para direcionar o esforço de todos da área comercial, para que haja a garantia de sucesso num mercado onde somente os melhores sobreviverão.

Pense nisto, sucesso !

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