Em continuidade ao texto abordado na
última postagem, compromisso, prazos, que dificuldade, transcrevo artigo
de Villela da Matta, fundador e presidente da sociedade Brasileira de Coaching
- www.sbcoaching.com.br onde
são apontados problemas da falta de comprometimento, ou compromisso dentro das
organizações. Vide a baixo.
A total sintonia do colaborador com
os interesses da empresa é fundamental para o crescimento de ambos, pois existe
uma relação de dependência entre eles. Um funcionário não envolvido com o
trabalho prejudica a própria imagem e atrapalha o alcance das metas
organizacionais.
Quem nunca se empenha no ofício terá
a imagem prejudicada e encontrará dificuldades para subir na carreira, pois o
mercado está em busca de pessoas com visão de desenvolvimento, que se dediquem,
conquistem o próprio espaço e alcancem o progresso pessoal e profissional.
A falta de
comprometimento dos colaboradores tem afetado muitas organizações e dificultado
o crescimento de alguns negócios. Viver ocupado com afazeres pessoais e colocar
empecilhos para cumprir suas obrigações pode deixar o funcionário mal visto.
Para evitar problemas, faça uma avaliação
comportamental e conheça algumas atitudes do operador descomprometido,
que inviabilizam o alcance de ideais preestabelecidos:
Chegar sempre
atrasado – é um
clássico de todo péssimo empregado. Começar o expediente fora de hora e também
ir embora mais cedo com frequência são atitudes negativas dentro do mundo
corporativo.
Falta de
atenção – não ser
atento às tarefas diárias e aos pedidos do chefe é uma prática bastante comum e
inaceitável. É importante prestar atenção em tudo o que se faz.
Fazer as coisas
pela metade – Não
deixe para amanhã o que se pode terminar hoje. O funcionário interessado nos
bons resultados conclui o que começa e não deixa as tarefas para depois.
Ausência de
interesse – a falta de
vontade de aprender é um grande obstáculo. Quem deseja promoção deve perguntar
o que não sabe e persistir até dominar o assunto.
Ser relapso com
prazos – dar desculpas
por não cumprir com as obrigações em tempo hábil e culpar os outros pelas
falhas também são características dos descomprometidos. Lembre-se que a empresa tem metas e depende de datas estipuladas junto à equipe para cumpri-las.
Ser resmungão – ter o hábito de reclamar da
vida e falar mal dos resultados, dos colegas e do serviço não permite que
ninguém seja bem-visto. Quem está insatisfeito, deve agir para mudar a
realidade e buscar algo que o deixe mais feliz.
Falta de
companheirismo –
torcer o nariz quando alguém pede ajuda é uma demonstração de falta de
coleguismo. O bom trabalhador está sempre pronto para colaborar com os outros.
Colhendo
os frutos
Ter interesse pelos afazeres
profissionais é muito proveitoso e traz aprendizado, que é sinônimo de
crescimento. Quando esse avanço é obtido por meio de entrega e motivação no trabalho, sem ser
prejudicial a si e às pessoas que estão ao redor, a empresa alcança resultados
positivos e o funcionário é recompensado.
Profissionais que almejam o destaque
e o reconhecimento devem ter – como premissa de comportamento humano no trabalho –
o comprometimento. Vale lembrar que para alcançar uma promoção na empresa, esforço
e dedicação são essenciais. Cada um é responsável pelo próprio sucesso na
carreira.
Reflita sobre isto, sucesso!
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