segunda-feira, 29 de junho de 2015

Os problemas da falta de comprometimento no trabalho



Em continuidade ao texto abordado na última postagem, compromisso, prazos, que dificuldade, transcrevo artigo de Villela da Matta, fundador e presidente da sociedade Brasileira de Coaching - www.sbcoaching.com.br onde são apontados problemas da falta de comprometimento, ou compromisso dentro das organizações. Vide a baixo.

A total sintonia do colaborador com os interesses da empresa é fundamental para o crescimento de ambos, pois existe uma relação de dependência entre eles. Um funcionário não envolvido com o trabalho prejudica a própria imagem e atrapalha o alcance das metas organizacionais.


Quem nunca se empenha no ofício terá a imagem prejudicada e encontrará dificuldades para subir na carreira, pois o mercado está em busca de pessoas com visão de desenvolvimento, que se dediquem, conquistem o próprio espaço e alcancem o progresso pessoal e profissional.

A falta de comprometimento dos colaboradores tem afetado muitas organizações e dificultado o crescimento de alguns negócios. Viver ocupado com afazeres pessoais e colocar empecilhos para cumprir suas obrigações pode deixar o funcionário mal visto.
Para evitar problemas, faça uma avaliação comportamental e conheça algumas atitudes do operador descomprometido, que inviabilizam o alcance de ideais preestabelecidos:

Chegar sempre atrasado – é um clássico de todo péssimo empregado. Começar o expediente fora de hora e também ir embora mais cedo com frequência são atitudes negativas dentro do mundo corporativo.

Falta de atenção – não ser atento às tarefas diárias e aos pedidos do chefe é uma prática bastante comum e inaceitável. É importante prestar atenção em tudo o que se faz.

Fazer as coisas pela metade – Não deixe para amanhã o que se pode terminar hoje. O funcionário interessado nos bons resultados conclui o que começa e não deixa as tarefas para depois.

Ausência de interesse – a falta de vontade de aprender é um grande obstáculo. Quem deseja promoção deve perguntar o que não sabe e persistir até dominar o assunto.

Ser relapso com prazos – dar desculpas por não cumprir com as obrigações em tempo hábil e culpar os outros pelas falhas também são características dos descomprometidos. Lembre-se que a empresa tem metas e depende de datas estipuladas junto à equipe para cumpri-las.

Ser resmungão – ter o hábito de reclamar da vida e falar mal dos resultados, dos colegas e do serviço não permite que ninguém seja bem-visto. Quem está insatisfeito, deve agir para mudar a realidade e buscar algo que o deixe mais feliz.

Falta de companheirismo – torcer o nariz quando alguém pede ajuda é uma demonstração de falta de coleguismo. O bom trabalhador está sempre pronto para colaborar com os outros.

Colhendo os frutos

Ter interesse pelos afazeres profissionais é muito proveitoso e traz aprendizado, que é sinônimo de crescimento. Quando esse avanço é obtido por meio de entrega e motivação no trabalho, sem ser prejudicial a si e às pessoas que estão ao redor, a empresa alcança resultados positivos e o funcionário é recompensado.
Profissionais que almejam o destaque e o reconhecimento devem ter – como premissa de comportamento humano no trabalho – o comprometimento. Vale lembrar que para alcançar uma promoção na empresa, esforço e dedicação são essenciais. Cada um é responsável pelo próprio sucesso na carreira.

Reflita sobre isto, sucesso!

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