quinta-feira, 25 de junho de 2015

Compromissos, prazos, que dificuldade




Compromissos, prazos, que dificuldade



Tanto na esfera profissional, como na  pessoal estamos constantemente nos defrontando com situações onde algo não foi cumprido/ atendido dentro do prazo estipulado, causando transtornos, provocando mal estar, etc. Com certeza você já deve ter passado por situações como: Atraso a um encontro marcado, obra ou mercadoria não entregue no prazo,  ônibus, táxi, atrasado, o famoso, sim em um minuto lhe atendo, enfim, poderíamos  listar mais e mais situações, inseridas em nosso dia a dia.

A pergunta que fica; Por que prometemos e não cumprimos? Por qual razão assumimos compromissos, envolvemos outras pessoas, e simplesmente não realizamos?  Observemos que esta atitude faz parte de nossa cultura, tanto a nível de família, empresa, órgãos públicos, na esfera política ( sem comentários). 

Hoje, para muitos, é tido como “normal” o não atendimento a prazos/horários,  basta olharmos tolerâncias oficializadas, como: você é contratado em uma empresa para trabalhar das 07:00 ás 17:00,  comumente vê-se nas portarias, no cartão ponto – tolerância de 5 minutos para início do turno, colégios/ instituições de ensino com tolerância para entrada dos alunos em sala de aula, consultas com hora marcada e cartazes informando o possível atraso, pai que promete ao filho e vice x versa, marido que promete a esposa e vice x versa, e....

È comum vermos, presenciarmos cenas onde o atendimento a algo prometido torna-se fonte de comentários do tipo, não acredito! cumpriu o que prometeu, não esperava, fui surpreendido. 

Esta mais do que na hora de pararmos, desconstruir esta forma de agir e construir um novo hábito, que virará costume, por conseguinte  cultura. Com certeza absoluta, cidadão, família, empresa, município e país ganharão, e muito, quando um novo paradigma for adotado, e o compromisso assumido passe ser encarrado como sinônimo de respeito ao outro.

Pense nisto, sucesso !

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