terça-feira, 4 de agosto de 2015

Acreditar, persistir, criar


Menos crise, mais otimismo"- Acredite em você, acredite no Brasil! Acima de tudo, trabalho, trabalho, trabalho..., com esta frase terminamos o último post. No texto de hoje damos continuidade a esta reflexão, pois entendemos ser crucial que mais e mais pessoas adotem postura positiva. 

Obviamente que não podemos tapar o sol com a peneira e simplesmente fazer de conta que vivemos em um paraíso, sabemos e acompanhamos o descalabro de nossos governantes nos últimos anos, colhemos hoje o que fora plantado, porém, de nada nos adianta ficarmos na defensiva, somente vendo o barco passar, reclamando. Como diria Luiz Carlos Marim, palestrante, “enquanto muitos choram, aos que vendem lenços”.

No último post descrevemos que precisamos ter confiança, trabalhar com criatividade, e ter muita presença de espírito. Vejamos, pergunte a um haitiano, cujo esteja no pior serviço imaginável, se pretende voltar ao país de origem. Pergunte a este mesmo haitiano, caso a empresa que estiver trabalhando necessite demiti-lo em função do momento econômico, o que fará, tenho certeza que imediatamente lhe apontará dezenas de oportunidades. Antes de ser interpelado, e óbvio que as diferenças entre o Brasil e Haiti são enormes, no entanto, o que temos é a presença de espírito ante uma situação complicada.

Ok, tomemos outro exemplo, na revista Exame edição 1094   05/08/2015  na reportagem carta de exame texto traz que a GM montadora de automóveis resolveu dobrar o plano de investimentos para período 2014-2019 para 13 bilhões de reais, porque? Estaria a GM com sobra de caixa e disposta a investir em algo que não pudesse lhe trazer resultados? Há! como bons Brasileiros neste momento deverá estar o pensamento processando, “claro a GM, montadora, tem regalias do governo, etc...”, novamente, o que temos é  presença de espírito, confiança.

Bem, para não ficarmos em dois extremos tomemos o exemplo do Sr. Domingos, cujo reportagem foi publicada no Jornal do Comércio em Recife – PE em Julho de 2015.

Seu Domingos fez sua parte

“Empresário de sucesso do ramo de lojas para material de construção, o comerciante português, cidadão pernambucano Domingos Moreira lidera a maior rede do setor do Nordeste. O Armazém Coral que no ano passado, completou 50 anos de operação, sempre com taxas de crescimento acima da média do segmento. Seu Domingos tem 20 lojas, gera mais de 900 empregos diretos e decidiu no segundo semestre, acelerar a construção da 21° unidade.

No último domingo ele decidiu fazer desse gesto uma afirmação de sua crença no País, comunicando, em anúncio que mandou publicar no Jornal do Comércio, que neste momento de crise “ sua responsabilidade é continuar acreditando no País que o acolheu” e que, além de construir a nova loja, está modernizando as demais. Esclareceu que não desconhece  que "o País enfrenta uma situação difícil”, mas lembra que esse cenário não é novo para sua empresa de mais de meio século. 

Diz que sempre sobreviveu ás perdas materiais, planos econômicos, crises do mercado e dificuldades, graças a muito trabalho, determinação, parcerias com fornecedores, empenho de seus colaboradores e apoio dos clientes. Ele mesmo produziu o texto que substituiu o tradicional anúncio que a loja publica há anos, todos os finais de semana no JC para dizer que continuará “olhando para frente com otimismo, pois o desânimo não constrói nada”. E finaliza, “acreditem, de construção a gente entende”. 

Seu Domingos Moreira completou 81 anos no mês de Junho de 2015”, novamente, exemplo de confiança, de presença de espírito, criatividade e trabalho.


Pense nisto, sucesso !

Nenhum comentário:

Postar um comentário