terça-feira, 29 de setembro de 2015

Comunicar x informar

Nos últimos posts, inclusive este, tratamos o tema comunicação. Com base técnica tendo como apoio literatura de Idalberto Chiavenatto e Helena Maria Ferreira Pinto Ramos.
O processo comunicação é uma ferramenta poderosa, tanto para construir como para destruir uma imagem, proposta, pessoa, etc., assim, são necessários além dos cuidados com processos descritos nas postagens anteriores, atentar para o que segue;

A linguagem ou simbologia praticada pela organização para construir seu universo interno de convivência e comunicação deve levar em conta os seguintes aspectos:

a. Deve ser construída com base na consonância e na consistência para que as mensagens tenham um significado claro e unívoco para todas as pessoas, ou seja, todos devem interpretar a mesma mensagem;

b. Deve ser facilmente recebida e entendida pelas pessoas. Deve ser uma linguagem de estimulação que incentive o envolvimento e o comprometimento por meio do reconhecimento, oportunidades e participação.

c. Deve ser desenvolvida por um processo de comunicação envolvente e não fechado e ameaçador. 
Toda comunicação deve ser amigável, aberta e espontânea.

Assim, os mecanismos de comunicação interna devem ser desenvolvidos por meio de um processo de comunicação que assegure:

1. Abordagens espontâneas e não ameaçadoras;
2. Mensagens com sentido e que possam ser entendidas e internalizadas pelas pessoas;
3. Perfis de linguagem questionadores e não julgadores ou avaliadores;
4. Posturas assertivas e não agressivas, francas e não rudes, abertas e não rígidas.

A diferença entre comunicar e informar consiste:

a) Comunicar é o método, meio, canal utilizado para chegar ao receptor;
b) Informar é o conteúdo, a mensagem a ser transmitida.

Pense nisto, faça bom uso desta ferramenta, os resultados serão consequência!!!


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