Nos últimos posts, inclusive este, tratamos o tema comunicação. Com base técnica tendo como apoio literatura de Idalberto Chiavenatto e Helena Maria Ferreira Pinto Ramos.
O processo comunicação é uma ferramenta poderosa, tanto para construir como para destruir uma imagem, proposta, pessoa, etc., assim, são necessários além dos cuidados com processos descritos nas postagens anteriores, atentar para o que segue;
A linguagem ou simbologia praticada pela organização
para construir seu universo interno de convivência e comunicação deve levar em
conta os seguintes aspectos:
a. Deve
ser construída com base na consonância e na consistência para que as mensagens
tenham um significado claro e unívoco para todas as pessoas, ou seja, todos devem interpretar a mesma mensagem;
b. Deve
ser facilmente recebida e entendida pelas pessoas. Deve ser uma linguagem de
estimulação que incentive o envolvimento e o comprometimento por meio do
reconhecimento, oportunidades e participação.
c. Deve
ser desenvolvida por um processo de comunicação envolvente e não fechado e
ameaçador.
Toda comunicação deve ser amigável, aberta e espontânea.
Assim, os mecanismos de comunicação interna devem ser
desenvolvidos por meio de um processo de comunicação que assegure:
1.
Abordagens espontâneas e não ameaçadoras;
2.
Mensagens com sentido e que possam ser entendidas e internalizadas pelas
pessoas;
3. Perfis
de linguagem questionadores e não julgadores ou avaliadores;
4. Posturas assertivas e não agressivas, francas e não rudes, abertas e não rígidas.
A diferença entre comunicar e informar consiste:
a) Comunicar é o método, meio, canal utilizado para chegar ao receptor;
b) Informar é o conteúdo, a mensagem a ser transmitida.
Pense nisto, faça bom uso desta ferramenta, os resultados serão consequência!!!
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