No texto estão claros os processos que compõe o ato da comunicação, sendo; Fonte, codificação, canal, decodificação, receptor, retroação e ruído.
Cada parte do processo tem sua relevância e importância dentro do sistema comunicação, no entanto um nos chama atenção, o ruído. Por definição, ruído refere-se aos fatores que podem distorcer uma mensagem. O ruído pode ocor-rer em qual-quer etapa do processo de comuni-cação.
Muitos dos problemas, ocorrências do dia a dia dentro das organizações tem origem na comunicação, ou melhor na falha de comunicação, tecnicamente denominado ruído. Estas ocorrências ou ruídos contribuem de forma negativa no aproveitamento de um recurso cada vez mais escasso, o tempo. O mundo em que vivemos não tem tempo para esperar, saímos de nosso trabalho com pensamento no dia seguinte, imaginando quem, como, de que maneira poderemos atender melhor e mais rápido determinada demanda, seja de clientes, superiores, subordinados, colegas, familiares, enfim, tudo e todos querem, esperam, desejam ser bem atendidos e no menor tempo possível.
Toda vez que não conseguirmos transmitir de forma correta alguma mensagem que julgamos ser importante para determinada ação ( são poucas que não são importantes), haverá por parte do receptor a má interpretação, desta forma o resultado esperado não sai como o imaginado, gerando insatisfação em todos os atores do processo. Pergunta-se então, como garantir que a mensagem seja transmitida de forma correta? A resposta simples, objetiva; pergunte ao receptor e principalmente solicite ao mesmo que repita o que entendeu para garantir o resultado esperado. Simples, fácil ? Sim, no entanto, todos erramos no simples ato de conferir o que repassamos, de confirmar a mensagem transmitida, óbvio não?.
Há alguns anos estive em um curso na cidade de Curitiba, um sábado, frio e úmido onde das 08:30 ás 18:00 o monitor conduziu o tema, comunicando com obviedade. Num primeiro momento sentimos certa insatisfação, pois sair em um sábado, de Santa Catarina até Curitiba, outro estado, mais de 300 km para ouvir o dia todo explanações sobre como comportar-se dentro do óbvio teria sido perda tempo, porém, no decorrer dos trabalhos percebemos algo simples e verdadeiro, a grande maioria dos erros acontece dentro do que chamamos óbvio.
Sim, pois nas situações especiais, as quais não se encaixam no óbvio, todos os cuidados são tomados, e dificilmente temos problemas. O grande problema, situações especiais são, talvez, 5% do nosso dia a dia, ou seja, passamos 95% do nosso tempo dentro do que chamamos óbvio, e, estatisticamente não será difícil concluir que com facilidade teremos mais problemas em 95% de nossas ações, do que nos 5% em que dedicamos tempo a situações especiais.
Tenha mais cuidado com suas ações dentro dos 95% de tempo que considera ser trivial, com certeza haverá melhora significativa nos resultados decorrentes de ruídos na comunicação.
Pense nisto, sucesso !!!
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