sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Processo de comunicação e o mundo organizacional

No último blog tratamos do tema processo de comunicação, porem, sob aspecto técnico, replicando texto extraído do livro Comportamento Organizacional  de Idalberto Chiavenatto. 
No texto estão claros os processos que compõe o ato da comunicação, sendo; Fonte, codificação, canal, decodificação, receptor, retroação e ruído
Cada parte   do  processo   tem   sua relevância e importância  dentro  do sistema comunicação, no entanto um nos   chama   atenção, o  ruído.  Por definição, ruído refere-se aos fatores que  podem  distorcer  uma   mensagem. O ruído pode ocor-rer em qual-quer etapa do processo de comuni-cação.

Muitos dos problemas, ocorrências do dia a dia  dentro das organizações tem origem na comunicação, ou melhor na falha de comunicação, tecnicamente denominado ruído. Estas ocorrências ou ruídos contribuem de forma negativa no aproveitamento de um recurso cada vez mais escasso, o tempo. O mundo em que vivemos não tem tempo para esperar, saímos de nosso trabalho com pensamento no dia seguinte, imaginando quem, como, de que maneira poderemos atender melhor e mais rápido determinada demanda, seja de clientes, superiores, subordinados, colegas, familiares, enfim, tudo e todos querem, esperam, desejam ser bem  atendidos e no menor tempo possível.

Toda vez  que não conseguirmos transmitir de forma correta alguma  mensagem que julgamos ser importante para determinada ação ( são poucas que não são  importantes), haverá por parte do receptor a má interpretação, desta forma o resultado  esperado não sai como o imaginado, gerando insatisfação em todos os atores do processo. Pergunta-se então, como garantir que a mensagem seja  transmitida de forma correta? A resposta simples, objetiva; pergunte ao receptor e principalmente solicite ao mesmo que repita o que entendeu para garantir o resultado esperado. Simples, fácil ? Sim, no entanto, todos erramos no simples ato de conferir o que repassamos, de confirmar a mensagem transmitida, óbvio não?.

Há alguns anos estive em um curso na cidade de Curitiba, um sábado, frio e úmido onde das 08:30 ás 18:00 o monitor conduziu o tema, comunicando com obviedade. Num primeiro momento sentimos certa insatisfação, pois sair em um sábado, de Santa Catarina até Curitiba, outro estado, mais de 300 km para ouvir o dia todo explanações sobre como comportar-se dentro do óbvio teria sido perda tempo, porém, no decorrer dos trabalhos percebemos algo simples e verdadeiro, a grande maioria dos erros acontece dentro do que chamamos óbvio. 

Sim, pois nas situações especiais, as quais não se encaixam no óbvio, todos os cuidados são tomados, e dificilmente temos problemas. O grande problema, situações especiais são, talvez, 5% do nosso dia a dia, ou seja, passamos 95% do nosso tempo dentro do que chamamos óbvio, e, estatisticamente não será difícil concluir que com facilidade teremos mais problemas em 95% de nossas ações, do que nos 5% em que dedicamos tempo a situações especiais.

Tenha mais cuidado com suas ações dentro dos 95% de tempo que considera ser trivial, com certeza haverá melhora significativa nos resultados decorrentes de ruídos na comunicação.

Pense nisto, sucesso !!!

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