domingo, 13 de setembro de 2015

Por que vivemos do passado ?

De acordo com estudiosos do comportamento, o ser humano passa 75% do tempo com pensamentos voltados ao que passou, 20% do tempo com o que virá e apenas 5% do tempo é dedicado ao tempo presente. Esta forma de ser e viver é complicado, pois nada altera o que passou, por mais que fiquemos remoendo,  analisando, vendo a melhor forma de sair de uma situação, nada, absolutamente nada alterará o que passou.
Da mesma forma,  de nada adiantará nos prendermos demasiadamente ao futuro, pois ele não nos pertence. Devemos sim, planejar, desenvolver o melhor caminho que nos leve aos objetivos propostos, traçar dentro do possível um plano "b", "c" porém paremos por aí, pois não sabemos o que poderá efetivamente acontecer amanhã, daqui a 3 horas, daqui alguns segundos, como própria palavra nos diz, planejamos, e planejar significa ordenar intenções.
 Observemos que ao somarmos os percentuais de tempo gastos com nosso pensamento no que passou e no que virá, totaliza 95%, traduzindo em números, em um dia normal ficamos aproximadamente 17 horas acordados e 7 horas dormindo. Das 17 horas que ficamos acordados, 16 horas aproximadamente ( 95%) destinamos a tempos que não temos domínio, ou seja, o passado e o futuro.
Apurando melhor os números, se aplicarmos este percentual sobre as 24 horas do dia, veremos que entre a necessidade fisiológica de dormir e a forma como nos permitimos voltar ao passado e ir para o futuro, veremos que apenas e tão somente 1 hora ao dia dedicamos com afinco ao tempo que nos pertence, o tempo onde efetivamente temos domínio sobre nossas ações, podemos fazer diferença, o presente. 
O pensamento atua sobre o ser humano de forma incrível, se passarmos a observar, veremos que facilmente estamos enredados em fatos que já aconteceram ou pensando no que possa acontecer. É comum ouvirmos de pessoas, colegas de trabalho, familiares a frase; "ontem tive uma noite péssima, não consegui fechar o olho devido a situação x, y z".
Não sou especialista em neuro ciência, já participei de palestras que trataram do tema e a partir de então passei a observar melhor estas situações e trabalhar com intelecto para permanecer o máximo de tempo com foco no presente.
Fácil? De maneira alguma, pois nosso pensamento, nosso cérebro trabalha de forma independente, ele nos domina, desta forma, com facilidade estamos longe do ambiente onde nosso corpo se encontra.
Participar de palestras, ler sobre o assunto nos permite no minimo ficarmos atentos, e quando estivermos sendo levados a outra dimensão, é possível parar, respirar e voltar o foco ao momento presente, onde posso trabalhar para obter melhor desempenho n'aquilo que faço, para então ter um passado "melhorado" e um futuro promissor.
Pense nisto, sucesso !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário