Na elaboração do preço, o gestor deve ter claro
conhecimento e discernir algumas contas como;
a) Gasto: é
sacrifício que a entidade arca para obtenção de um bem ou serviço;
b) Custo: é o gasto relativo a bem ou serviço
utilizado na produção de outros bens ou
serviços;
c) Despesas: bens ou serviços consumidos direta ou
indiretamente para a obtenção de
receita;
d) Investimento:
é o gasto com bens ou serviços, ativado em função de sua vida útil.
É necessária também a
utilização de dados contábeis, onde estão relacionados todos os gastos,
alocados nas respectivas contas, o que possibilita analisar e interpretar o
consumo de recursos para obtenção do produto e serviço. Segundo Leone (1991, p.
11):
Além disto, não menos importante, ter conhecimento dos métodos de apropriação de custos, os quais aplicados de forma correta, asseguram a rentabilidade esperada.
Custeio
por Absorção; método de custeio por absorção consiste
na apropriação de todos os custos utilizados na elaboração de produtos ou
serviços. Este método é adotado pela maioria das empresas por atender as
exigências fiscais e societárias. Martins (2003, p 37) afirma que:
O
custeio por absorção é o método derivado da aplicação dos princípios de contabilidade
geralmente aceitos (...). Consiste na apropriação de todos os custos de produção
aos bens elaborados; todos os gastos relativos ao esforço de produção são
distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos.
Este método pode levar o
gestor a tomar decisões equivocadas, tendo em vista, a aplicação do rateio
contábil dos custos fixos.
Custeio
Direto (Variável); este método leva em consideração apenas
os custos que têm relação direta com a produção e vendas. O custeio direto ou
variável segrega os custos e despesas fixas, tendo em vista que estes ocorrerão
independente de ter ou não vendas ou do volume produzido. Crepaldi (1998,
p.111) afirma que:
O
custeio variável (também conhecido como custeio direto) é um tipo de custeamento
que consiste em considerar como custo de produção do período apenas os custos
variáveis incorridos. Os custos fixos, pelo fato de existirem mesmo que não
haja produção, não são considerados como custos de produção e sim como
despesas, sendo encerrados diretamente contra o resultado do período.
ABC
- Custeio Baseado em Atividades; Segundo Martins (2003,
p.87), “o Custeio Baseado em Atividades, conhecido como ABC (Activity-Based
Costing), é uma metodologia de custeio que procura reduzir sensivelmente as
distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos”. O ABC , é
um método de custeio que visa dar um tratamento nos custos indiretos tendo como
base as atividades da empresa, independentemente de sua relação com o volume.
O método baseado em atividades
– ABC, vem ganhando terreno nas organizações em relação a metodologias de
custeio e controle dos gastos empresariais. Este sistema, permite uma análise
que não se restringe ao custo do produto, sua lucratividade, sua continuidade
ou não, permite que os processos que ocorrem dentro da empresa também sejam
custeados.
Custo
Padrão; O custo padrão não é um método de custeio, é uma
ferramenta de controle aplicada em qualquer dos métodos adotados pela empresa.
Serve como instrumento de avaliação, com a finalidade de planejar e controlar
custos. O custeio padrão define uma meta a ser alcançada no curto e médio
prazo, permite ao longo de um período aferir, comparar, entre o que estava planejado
e o realizado. Martins (2003 p.315) define o custo padrão como “o valor que a
empresa fixa como meta para o próximo período para um determinado produto ou
serviço [...]. É um valor que a empresa considera difícil de ser alcançado, mas
não impossível”.
Aprofundar conhecimento neste tema, é preponderante na condução do "p" de preço do composto de marketing,
Pense nisto, sucesso !!!
LEONE, George
Sebastião Guerra. Custos: planejamento, implantação e controle. 2º
ed. São Paulo.
Atlas, 1991.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade
de Custos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
CREPALDI, Silvio
Aparecido. Contabilidade Gerencial: Teoria e prática. 1 ed. São
Paulo Atlas, 1998
Fonte, trabalho conclusão curso - Adir Nolli - MBA em gestão comercial, ano 2015
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