sexta-feira, 27 de maio de 2016

Custeio x estratégia formação de preços x formação do preço de venda

Nas últimas postagens tratando o tema preço, importância dentro da gestão comercial, condições para formação do preço de vendas, observamos fatores que influenciam em sua formação, métodos de apropriação de custos, etc. 
Neste post, para ampliar nossa visão em relação ao tema, trazemos a luz da discussão visão de fora para dentro, ou seja, do mercado para empresa, visão esta tão importante quanto ao conhecimento dos fatores internos na correta precificação do produto/serviço.

A concorrência cada vez mais acirrada, o cliente/usuário cada vez mais informado, a   abertura de mercado (globalização), obriga as empresas adotarem estratégias de preços de venda compatíveis a situações adversas, para manterem-se competitivas e ao mesmo tempo, gerar os resultados esperados pelos acionistas. A estratégia de formação de preço de venda deve estar ligada ao tipo de mercado em que atua, tipo de produto, ciclo de vida e estratégia genérica identificada (liderança de custos, diferenciação ou nicho). A organização pode, dependendo da situação, apresentar ao mercado preço de venda do produto ou serviço, como;

Preços distintos; segundo Cogan (1999 p.125) “A estratégia de preços distintos é caracterizada pela variação de preços conforme a variação de compradores, para o mesmo produto”, um exemplo claro desta estratégia, é a venda de bebidas no atacado, onde vendedores buscam colocar os produtos com os maiores preços factíveis, em contra partida, temos comerciantes buscando os menores preços possíveis, o que lhe proporcionará maior margem, haja visto, neste mercado, o consumidor tem grande leque de comparação, dificultando, ou melhor, quase impossibilitando variações abruptas no preço de venda no PDV ( Ponto De Venda).

Preços competitivos; a estratégia de preços competitivos consiste em praticar preços semelhantes aos dos concorrentes, Kotler (1994 p. 693) afirma que na estratégia de preços competitivos “a empresa não procura manter uma relação rígida entre o preço e seus custos ou a demanda. Seus próprios custos ou demanda podem mudar, mas ela mantém seus preços porque os concorrentes mantêm os seus”.

Precificação por linha de produtos; na estratégia de precificação por linha de produtos busca-se maximizar os lucros para o total dos produtos da linha e não, propriamente, obter o maior lucro possível para um determinado item em detrimento aos demais. Segundo Assef (2002 p.88) na estratégia de precificação por linhas de produtos “o fator indicador dos preços dos produtos é o grau de dependência entre eles, tanto do ponto de vista da produção, quanto na comercialização”.


Preços por imagem, psicológicas; preço por imagem e psicológico tem como fundamentação à percepção dos consumidores em relação ao produto como um todo.  Como exemplo temos o mercado de preços R$ 0,99, onde o cliente tem a percepção que o preço ocasional de R$ 0,99 é significativamente mais barato que R$ 1,00. Neste mercado encontramos vários patamares de preços como; R$ 1,99, R$ 5,99, R$ 10,99 e assim por diante. Na outra ponta temos o inverso, ou seja, produtos com altos preços por terem imagem atrelada a alta qualidade. Sua demanda está ligada a percepção de requinte, exclusividade, luxo, raridade, como exemplo podemos citar comércio de vinhos.

Diante dos métodos de custeio (custeio por absorção, custeio variável, etc.) e das estratégias de formação de preço de venda (estratégia de preços distintos, estratégia de preços competitivos, etc.) o gestor tende a ficar em dúvida sobre qual método mais adequado a ser utilizado. 
Adotar o que, de que forma, o que mais verificar? Gitman (1997) afirma que o objetivo da determinação de preço, demonstra o que a empresa espera em relação ao seu produto ou serviço, além do momento em que a mesma se encontra em relação ao mercado, ciclo de vida do produto/serviço, etc. 
Este fator  pode ser observado através das situações representadas "pela sobrevivência da empresa, pela maximização do lucro atual, pela maximização da participação de mercado e pela liderança na qualidade do produto". Para melhor entendimento dos objetivos do preço veja quadro:

OBJETIVO
AÇÃO POSSÍVEL
Sobrevivência
Sendo uma variável flexível, o preço será usado para manter a empresa funcionando, mesmo que sacrifique os resultados.
Lucros
São estabelecidos de maneira a satisfazer os donos ou tomadores de decisões, podendo ser definidos em termos de volumes reais de dinheiro ou em percentuais relativos a períodos de levantamento anterior de lucro.
Retorno sobre Investimento
Há dificuldades para determinação do ROI uma vez que nem todos os dados sobre custos e receitas estão disponíveis na determinação dos preços.
Participação de mercado
A manutenção ou aumento da participação de mercado, assim como a qualidade do produto ou serviço, influenciam a lucratividade das empresas.
Fluxo de caixa
Influenciam a recuperação do volume de recursos financeiros disponíveis para a empresa.
Status quo
Podem focar dimensões como: manutenção de certa participação no mercado, equiparação aos preços dos concorrentes, alcançar estabilidade de preços e manter uma imagem pública favorável.
Qualidade do produto
Os produtos e as marcas que os clientes percebem que são de alta qualidade têm mais probabilidades de sobreviver em um mercado competitivo.

Quadro - fonte: Adaptado de Gitman (1997, p.393)

O gestor não pode ignorar os métodos de custeio e utilizar apenas as estratégias de formação de preço de venda e vice x versa. E necessário e indispensável integração entre ambos, para buscar a melhor equação entre, share, volume de vendas, posicionamento de mercado e resultado esperado.

Pense nisto, sucesso!!! 


                            COGAN, Samuel. Custos e Preços: formação e analise. São Paulo: Pioneira, 1999.

                                       KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle.                                                                                                                               São Paulo; Atlas; 1994

                                    ASSEF, Roberto. Manual de gerência de preços: do valor percebido pelo consumidor aos lucros da                                                                                                    empresa. Rio de Janeiro: Campos, 2002

                            GITMAN, L.T. Princípios de Administração Financeira. 5a- ed. Ed. Harbra, 1997.


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