Se perguntarmos a várias pessoas definição sobre qualidade, com certeza teremos respostas das mais variadas possíveis, no entanto todas levarão a um direcionamento, satisfazer a uma necessidade demandada e expectativa criada. Teoricamente a definição desta palavra traz seu contexto o atributo da comparação da escolha.
Site http://www.significados.com.br/qualidade - Qualidade é um conceito subjetivo, é o modo de ser, é a propriedade de qualificar os mais diversos serviços, objetos, indivíduos etc. Do latim “qualitate”. Qualidade está relacionado às percepções de cada indivíduo e diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado. Necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição. Qualidade em relação a produtos e/ou serviços, há várias definições, como o produto estar em conformidade com as exigências dos clientes, ter valor agregado, algo que produtos similares não possuem, relação custo/benefício etc.
Dr. William Edwards Deming, é conhecido como o pai do
renascimento industrial japonês pós segunda guerra mundial e um dos
gurus da qualidade nos Estados Unidos. Após a segunda grande guerra, foi
convidado pelo Japão, para ajudar a indústria japonesa. A intenção era
mudar a percepção de que o Japão somente produzia imitações baratas. Segundo
Deming, qualidade é tudo aquilo que melhora o produto no ponto de vista do
cliente. Somente o cliente é capaz de definir qualidade de um produto/serviço.
O conceito de qualidade muda de significado na mesma proporção em que as
necessidades dos clientes evoluem.
Perceber que nas definições fica
claro que quem define qualidade é o cliente, o usuário. Se pararmos e fizermos
um retrospecto, veremos que durante muitos anos as organizações priorizaram ações no
ambiente interno, vejamos:
a) Anos 80, terceirização, reengenharia, CCQ´s;
b) Anos 90, norma IS0,
empowerment;
c) Anos 2000, downsizing, norma
QS, six sigma, ou seis sigma;
Não desmerecemos os avanços
alcançados com implementação das ferramentas citadas, isto permitiu inferir aos
produtos e serviços um padrão mínimo de aceitabilidade. Observamos, no entanto,
que de certa forma criou-se um paradigma, ou seja, tenho uma norma que define
padrões mínimos, uma vez atendidos, suponho que devam ser aceitos pelo mercado/cliente.
Este post tem a intenção de
provocar o leitor a algumas questões relacionadas ao tema, pois quem certifica
qualidade é o mercado, o cliente e não o processo interno. Quando tomamos por
base os padrões mínimos de aceitabilidade, como a própria palavra especifica,
são mínimos, ou seja, não nos diferem, apenas nos colocam no mesmo patamar de nosso concorrente.
(JURAN; GRYNA, 1991 apud PALADINI, 2004, Gestão da qualidade: teoria e pratica.
2. ed. São Paulo: Atlas, 2004. p.31) descreve qualidade como adequação ao uso. Se é adequação
ao uso, quem define a adequação é o usuário, o cliente, desta forma, entendemos que devemos ir além da demanda explícita, os requisitos mínimos, pois atender a
requisitos mínimos, significa atender minimamente as necessidades do
cliente.
Deming ressalta a importância da
visão do cliente quando em sua definição cita “O conceito de qualidade muda de
significado na mesma proporção em que as necessidades dos clientes evoluem”.
Atender, satisfazer a necessidade
do cliente, esta sentença é vista em 99%, se não na totalidade das políticas descritas
e afixadas nas paredes das organizações. Percebemos como o paradigma satisfazer a necessidade está inserido no ambiente organizacional, observamos que ao atender o requisito mínimo não
estamos fazendo mais que obrigação, pois houve uma demanda, baseada em
atributos pré-definidos.
O que devemos buscar é o encantamento do cliente, pois além da necessidade explícita, há uma expectativa implícita, atender a esta expectativa ( implícita), provoca no cliente aquele algo a mais ( recebi além do esperado), este deve ser o foco, direcionamento e esforços de todos dentro da organização.
O que devemos buscar é o encantamento do cliente, pois além da necessidade explícita, há uma expectativa implícita, atender a esta expectativa ( implícita), provoca no cliente aquele algo a mais ( recebi além do esperado), este deve ser o foco, direcionamento e esforços de todos dentro da organização.
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