domingo, 14 de fevereiro de 2016

Parte final - Objetivos, missão, oportunidades, o grande desafio de encontrar o caminho

"Não são as respostas que movem  o mundo, e sim as perguntas..., quando você pensa que sabe todas as repostas, a vida muda todas as perguntas, sempre haverão dúvidas,incertezas, assim é a vida"
(Carina Machado).
Iniciamos o texto refletindo sobre o que nos diz Carina Machado, ao mesmo tempo, buscamos nas últimas duas publicações a metáfora do rafting e  necessidade de definir nossa identidade estratégica. 



Em uma descida de rafting, faz-se necessário definir a razão, o porque da realização(missão), a partir deste, a descida tem motivo(desperta motivação), faz com que planejemos etapas(visão), busquemos os melhores caminhos, e se não houver um  melhor caminho, passaremos pelo que estiver á frente, no entanto, cientes da situação, com as precauções mínimas necessárias para superá-lo(valores). Dificilmente você fará um circuito de rafting sem ter sido lançado ás águas ( para fora do bote), neste momento, tudo o que você definiu, razão, planejamento das etapas, precauções,  a equipe escolhida para percorrer o trajeto,  o objetivo traçado, farão toda diferença para trazê-lo de volta e o leva-lo ao propósito, objetivo traçado.


Em nossa vida não é diferente, somos apresentados ao mundo tal qual, somos apresentados a  uma corredeira. Ao não definirmos nossa missão, razão de existência, ao não trabalharmos com objetivos, visão, ao não cultivarmos valores, pilares que possam nos sustentar nesta travessia, ao não nos preocuparmos com quem andamos(amigos, equipe) tudo, absolutamente tudo o que fizermos não terá sentido e nunca saberemos se "chegamos lá".

Questionado como identificar oportunidades, a resposta é simples e fácil de ser compreendida. No momento em que defino minha identidade estratégica(missão, visão, valores), as antenas ficam ligadas, ou seja, aquilo que estiver dentro do que defini, passa ser encarrado como oportunidade. Vejamos, as pessoas vivem ás voltas em rodas de bate papo sobre oportunidades, futuro, etc., sempre que participo  destes "debates", faço o seguinte questionamento; O que significa para você um porta ou uma janela  entreaberta? Na sua grande maioria, se não em 100% dos casos a resposta é, nada! No mesmo instante, faço a seguinte colocação; e para um malfeitor, um ladrão, o que significa ? Obviamente, a resposta é; uma oportunidade.

Este talvez, não seja o melhor exemplo, porém, nos impacta e nos mostra a grande diferença em ter ou não ter  objetivos claramente definidos. As oportunidades estão á nossa volta, é possível identificá-las, abraçá-las, planejar, trabalhar para torná-las realidades. 
Há! assim como no rafting, mesmo tendo os objetivos claramente definidos, no decorrer de nossa caminhada, você cairá, será lançado para "fora do bote", neste momento, os amigos serão importantes, os valores e credos que cultivou serão importantes, assim como no rafting, você será reconduzido ao "bote", reavaliará seus planos e seguirá em frente, pois tem um objetivo, um propósito a ser alcançado.

Nestas três publicações, busquei trazer á luz da discussão a necessidade e importância de determinar nossa identidade estratégica, nosso objetivo, valores, credos, definições importantes, se não fundamentais em nossa caminhada. Importante observar que esta definição cabe a cada um, ninguém pode fazê-lo por você, temos sim, exemplos nos quais podemos nos inspirar, no entanto, é de sua responsabilidade dizer, definir quem será, onde quer e de que formar quer chegar,  caso contrário, passará na estrada desta vida, reclamando de tudo e de todos, buscando encontrar no sucesso do outro, explicação para sua   infelicidade.

Pense nisto, sucesso !!!       

Nenhum comentário:

Postar um comentário