Em nosso último post
mencionamos que temas como planejamento, missão, visão, valores, oportunidades,
nos incomodam, mexem com nosso intelecto, nos desafiam.
Para melhor
entendimento traçamos um paralelo entre pessoa jurídica ( empresas,
organizações) e pessoa física ( ser humano em sua essência). Neste paralelo
partimos de algo importantíssimo para as duas situações, a definição da
identidade estratégica.
Identidade
estratégica é o conjunto formado
pela missão, visão e valores, estes estabelecem “corpo e alma” de uma empresa /
pessoa, melhor ainda, a definem, é imagem pela qual é vista
perante a sociedade. Tanto empresas, como pessoas tem uma imagem perante a sociedade, esta imagem, tal qual somos vistos é fruto de nossa identidade estratégica. Vale a pena refletir sobre a mesma.
Da mesma forma, em nossa vida precisamos definir nossa
missão, não é tão simples, no entanto, precisamos fazê-lo, caso contrário,
passaremos nossa vida indo e vindo, em muitos casos, cultivando infelicidade. Sêneca,
escritor italiano parafraseou " De nada adianta vento a favor, para barco
sem direção". Cada um é cada um, no entanto descrevo alguns modelos de
missão pessoal: " Estudar, buscar formação em administração, engenharia,
etc., casar, formar família", "não estudar, não casar, viajar pelo mundo,
sem rumo, sem direção", enfim, a partir do momento que defino o porque
existo, qual meu propósito, tudo passa a ter sentido.
Visão: Sonho,
aspiração, onde pretende chegar, o que pretende ser,
como quer ser reconhecido, objetivo organizacional ou pessoal. Neste caso, tanto nas organizações, como na vida pessoal, falamos
em metas, ponto de chegada. A visão nos permite criar métricas, ou seja,
consigo averiguar, medir em que ponto estou do objetivo traçado. Importante, a
visão deve estar relacionada a missão.
Valores: Representam os princípios éticos ou crenças que norteiam todas as ações em nosso dia a dia, servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e
decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas
responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão,
na direção da Visão. Normalmente, nas organizações, os valores são compostos
por regras morais que simbolizam os atos de seus fundadores, administradores e
colaboradores em geral.
Falar em missão, visão, valores é mais fácil e comum quando relacionados a empresas, organizações, no entanto, percebemos ser tão ou mais importante ter nossa identidade estratégica claramente definida, ela nos orientará em nossa caminhada, nos propiciará tomada de decisões mais assertivas, nos resguardará de dissabores, nos abrirá os olhos para oportunidades.
Ratificamos o que nos diz Sêneca, " De nada adianta vento a favor, para barco sem direção"
Pense nisto, sucesso !!!
Continua no próximo post...
(Conceito de identidade estratégica, missão, visão valores, é fruto de vários apanhados do mais variados autores e professores que tive durante minha formação acadêmica).
Nenhum comentário:
Postar um comentário