terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Continuação... Objetivos, missão, oportunidades, o grande desafio de encontrar o caminho

Em nosso último post mencionamos que temas como planejamento, missão, visão, valores, oportunidades, nos incomodam, mexem com nosso intelecto, nos desafiam.
Para melhor entendimento traçamos um paralelo entre pessoa jurídica ( empresas, organizações) e pessoa física ( ser humano em sua essência). Neste paralelo partimos de algo importantíssimo para as duas situações, a definição da identidade estratégica

Identidade estratégica é  o conjunto formado pela missão, visão e valores, estes estabelecem “corpo e alma” de uma empresa / pessoa,  melhor ainda, a definem, é  imagem pela qual é vista perante a sociedade. Tanto empresas, como pessoas tem uma imagem perante a sociedade, esta imagem, tal qual somos vistos é fruto de nossa identidade estratégica. Vale a pena refletir sobre a mesma.


Missão :  Finalidade, significado, propósito de existência, ou seja, tanto uma empresa, como uma pessoa devem ter claramente definido o porque de sua existência, isto tem fator determinante em nossas decisões no dia a dia. Vejamos, alguém decide iniciar uma padaria, a partir deste momento, deverá definir qual o propósito de existência da mesma, por exemplo, "disponibilizar  aos clientes o melhor em pães para o dia a dia e doces para comemorações especiais". A partir desta definição, tudo o que tiver haver com o propósito, deverá ser foco de atuação do sócio proprietário e colaboradores, isto evitará que se desvie caminho.


Da mesma forma, em nossa vida precisamos definir nossa missão, não é tão simples, no entanto, precisamos fazê-lo, caso contrário, passaremos nossa vida indo e vindo, em muitos casos, cultivando infelicidade. Sêneca, escritor italiano parafraseou " De nada adianta vento a favor, para barco sem direção". Cada um é cada um, no entanto descrevo alguns modelos de missão pessoal: " Estudar, buscar formação em administração, engenharia, etc., casar, formar família", "não estudar, não casar, viajar pelo mundo, sem rumo, sem direção", enfim, a partir do momento que defino o porque existo, qual meu propósito, tudo  passa a ter sentido.

Visão: Sonho, aspiração, onde pretende chegar, o que pretende ser, como quer ser reconhecido, objetivo  organizacional ou pessoal. Neste caso, tanto nas organizações, como na vida pessoal, falamos em metas, ponto de chegada. A visão nos permite criar métricas, ou seja, consigo averiguar, medir em que ponto estou do objetivo traçado. Importante, a visão deve estar relacionada a missão.

Valores: Representam os princípios éticos ou crenças que norteiam todas as ações em nosso dia a dia, servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão. Normalmente, nas organizações, os valores são compostos por regras morais que simbolizam os atos de seus fundadores, administradores e colaboradores em geral.

Falar em missão, visão, valores é mais fácil e comum quando relacionados a empresas, organizações, no entanto, percebemos ser tão ou mais importante ter nossa identidade estratégica claramente definida, ela nos orientará em nossa caminhada, nos propiciará tomada de decisões mais assertivas, nos resguardará de dissabores, nos abrirá os olhos para oportunidades. 

Ratificamos o que nos diz Sêneca, "  De nada adianta vento a favor, para barco sem direção"

Pense nisto, sucesso !!!

Continua no próximo post...

(Conceito de identidade estratégica, missão, visão valores, é fruto de vários apanhados do mais variados autores e professores que tive durante minha formação acadêmica).


Nenhum comentário:

Postar um comentário