Administração, gestão, gerenciamento, termos comumente utilizados no dia a dia, em qualquer organização. Afinal, estes termos são a mesma coisa?
Para melhor entender, necessário definir o termo organização, que de forma mais simples é a união de duas ou mais pessoas entorno de um objetivo comum. De posse deste conceito, podemos afirmar que toda forma de associação, ou sociedade da origem a uma organização, podendo ser religiosa(igreja), civil(casamento), jurídica(empresa), sem fins lucrativos(ONG), e assim sucessivamente, onde houver um objetivo comungado por duas ou mais pessoas, com certeza há uma organização.
Os termos administração e gerência vem sendo utilizados ao longo da história, com maior ênfase a partir do surgimento da teoria da administração(Taylor e Fayol - ano 1.900). A teorias com foco na administração surgem no pós revolução industrial para auxiliar na organização dos processos e sistemas de uma manufatura totalmente artesanal, para uma manufatura mecanizada, em escala.
O termo gestão é antigo, no entanto vem ganhando força nas últimas duas ou três décadas face as demandas tanto internas, quanto externas do negócio, sociedade, associação, na qual esteja inserido.
A administração, com base em Taylor e Fayol tem sua preocupação com os processos e funções administrativas, ou seja, não há como imaginar a condução de uma organização, sem o conhecimento e aplicação dos conceitos da administração científica de Taylor e administração clássica de Fayol.
A Administração científica(Taylor) tem seu eixo na ORT - Organização Racional do Trabalho e suas funções - planejar, preparar, controlar e executar. A administração clássica(Fayol) tem seu eixo nas funções administrativas - planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar, assim como as funções da empresa - técnicas, comerciais, financeiras, segurança, contábeis e administrativas.
Tanto a administração clássica, quanto a científica tem seu foco em coisas e processos, haja visto o homem da época é considerado parte de uma máquina, sendo seu maior diferencial a força bruta e habilidade motora para executar tarefas(homem economicus)
Dentro deste contexto identificamos a necessidade da gerencia que tem como foco alinhar processos e pessoas com vistas a execução do planejado, programado, traz consigo a característica mecanicista, fortemente identificada nas teorias clássica e científica.
Nas últimas décadas, transformações na forma e conteúdo vem exigindo mais e mais dos líderes em seus diversos aspectos. Administrar e gerenciar são condições sine qua nom, no entanto, ante a novas fronteiras, ante a velocidade com que ocorrem as mudanças, trouxe a necessidade de desenvolver o senso de gestão.
Gestão, vai além da administração e da gerência. Gestão, habilidade(pois é possível desenvolver), atitude ( que vem de você) tem seu eixo no todo. Busca com apoio dos conhecimentos e ferramentas administrativos/gerenciais, utilizar da maneira mais eficaz os recursos (Humanos, financeiros, materiais, tecnológicos, naturais) de uma organização. Evolve, estimula a criatividade, a inciativa, a inovação.
Necessariamente, líderes devem ser excelentes gestores, não há, num mundo cada vez mais mutante, como conceber em cargos estratégicos apenas gerentes, ou administradores. Mais do que isto, gestão deve estar presente em todos os níveis da organização, afinal, você pode ser um excelente gestor em sua atividade/tarefa, olhando, monitorando, melhorando não somente a atividade que executa, mas sim, o todo que a envolve.
Reflita sobre isto, sucesso!!!